carregando...

NOTÍCIAS / COLÉGIO PGD

Brincar traz diversos benefícios para o desenvolvimento infantil

28 ABRIL 2021 | Texto: EMILIA MIYAZAKI | Foto: DIVULGAÇÃO

Brincar traz diversos benefícios para o desenvolvimento infantil

* Conteúdo para o Blog da Escola

Brincar faz parte da vida de qualquer criança. É uma das principais expressões do comportamento infantil e um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento. Quando a criança brinca, ela interage com o ambiente, constrói conhecimento, socializa-se e vivencia a liberdade, a criatividade e a imaginação.

“O ser humano, não nasce pronto. Ele necessita de estímulo e de interação com outras pessoas. Através das brincadeiras, a criança aprende a lidar e a expressar suas emoções, sentimentos, com limites e regras. Nas relações sociais a criança aprende a conviver em grupo, a compartilhar, ser solidária que coincide com o início da vida escolar”, explica Lineia Licia Bonesi, orientadora educacional da Educação Infantil do Colégio PGD.

Brincar é uma atividade extremamente saudável, que vai trabalhar desde a saúde mental da criança, até seu bem-estar físico, melhorando a capacidade emocional, intelectual, motora e social. A criança precisa estar sempre imaginando, fantasiando, interpretando o mundo através da brincadeira.

Psicólogos e pedagogos destacam que o universo lúdico da brincadeira permite às crianças experimentar novos sentimentos, reproduzindo situações vividas em seu cotidiano, fazendo um treino para a vida adulta. Quando a criança brinca com jogos, ela aprende a respeitar regras e ampliar o seu relacionamento social.

“Através dos brinquedos lúdicos a criança se expressa com maior facilidade, ouve, respeita, discorda de opiniões, exerce sua liderança e aprende a ser liderada. As brincadeiras que envolvem atividade física, como correr andar de bicicleta, jogar bola dentre outras que são essenciais para desenvolver as habilidades psicomotoras, fundamentais para os anos iniciais na escola.”

Lineia Bonesi reforça que a presença dos pais nas brincadeiras é sempre bem-vinda. “Os pais podem ajudar tendo uma boa tarde de contato com outras pessoas, famílias, grupos sociais, oferecendo outras oportunidades de aprendizagens para o desenvolvimento como um todo do indivíduo que está se formando.”
 

COMPARTILHAR:

NOTÍCIAS / COLÉGIO PGD