carregando...

NOTÍCIAS / MOSTRA DE MÚSICA DE CÂMARA

Dezembro musical

01 DEZEMBRO 2023 | Texto: MILTON ANTUNES | Foto: FÁBIO ALCOVER

Dezembro musical

Mostra de Música de Câmara realiza apresentações natalinas
 no mês de dezembro;
programação celebra o aniversário da cidade,
e os 25 anos dos Solistas de Londrina

A 13ª edição da Mostra de Música de Câmara dedica o mês de dezembro a uma série de apresentações em distritos, igrejas, capelas e pelas ruas da cidade. Serão apresentações gratuitas evidenciando o clima natalino com músicas e performances tocantes. A programação celebra os 89 anos do município, e os 25 anos da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina.

“Estamos preparando uma programação especial comemorativa para 2024. Neste mês de dezembro, vamos trazer uma pequena mostra das comemorações, juntamente com o aniversário de nossa cidade”, revela a coordenadora da mostra, Irina Ratcheva.

Abrindo a programação da Mostra, no domingo (dia 03) a partir das 20h, os violonistas Natanael Fonseca e Márcio Gouvêa do Kalon Guitar Duo, realizam o Concerto de Natal, com músicas de Tedesco, Albinoni, Scheidler, Bach, Bellinati, Pascoal e canções de Natal. O evento acontece na Capela São José Marello (R. Arcindo Sardo, 676) no Jardim das Américas, tem classificação livre e entrada gratuita.

Kalon Guitar Duo
O duo é formado por Natanael Fonseca e Márcio Gouvêa. Natanael é mestre em violão erudito pela Universidade de Aveiro - Portugal. É violista da OSUEL desde 1991 e da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, com a qual participou da gravação de seus cinco discos. Apresentou-se em recitais de violão em Portugal e Espanha, e como solista nos concertos para violão e orquestra de Mário Castelnuovo Tedesco, Heitor Villa-Lobos e Anton Garcia Abril com a orquestra Sinfônica da UEL e dos concertos de A. Vivaldi e J. L. Krebs com a OCSL.

Ganhador do Concurso Souza Lima de 1993, Márcio Gouvê é natural de Arapongas. Iniciou seus estudos de violão no Colégio Mãe de Deus em Londrina com o violonista Nelson Bolzoni. Ao transferir-se para Curitiba, desenvolveu intenso trabalho musical sob a orientação do violonista Luiz Bueno realizando uma série de concertos no estado do Paraná. Participou dos Festivais de Londrina, Cascavel e Campos do Jordão-SP onde teve aulas com Paulo Porto Alegre, Henrique Pinto, Thomas Patterson, Eduardo Fernandez e Jodacil Damaceno.

Até o dia 17, a Mostra de Música de Câmara vai realizar recitais, concertos e apresentações itinerantes por toda a cidade, para todo o público. Acompanhe a programação nas redes sociais.


Música nas Igrejas
No dia 09 (sábado) às 19h30, a Orquesta de Câmara Solistas de Londrina comemora seu aniversário com um concerto especial de Natal na Catedral Metropolitana de Londrina (Tv. Padre Eugênio Herter, 33 - Centro), com participação do Coral Santa Cecília. No repertório serão executadas obras de Mendelssohn, Bach, César Franck e também canções tradicionais natalinas.

No dia 10/12 (domingo), a partir das 19h30, no Santuário Nossa Senhora Aparecida (R. Grajaú, 257 - Vila Nova), a Orquestra e o Coral Santa Cecília da Catedral Metropolitana comemoram os 89 anos de Londrina com mais um Concerto de Natal! O repertório traz as mesmas obras da apresentação do dia 09.

A direção artística e regência da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina é do maestro Evgueni Ratchev. O Coral tem regência de Luiz Fontanari.

Coral Santa Cecília | Catedral Metropolitana de Londrina
Fundado em 1936, conta atualmente com 16 integrantes. Em atividade ininterrupta há 87 anos, é um dos corais mais antigo do estado do Paraná. Recebeu da Câmara de Vereadores da Cidade de Londrina em 29 de novembro de 1991 a Comenda Ouro Verde, como reconhecimento pelos “58 anos de dedicação à arte musical em Londrina” e foi destaque em diversos concursos e festivais de corais. Em plena atividade musical, o Coral é responsável pela execução litúrgica das missas dominicais das 08hda Catedral Metropolitana de Londrina. Atualmente tem regência do maestro Luiz Fontanari e direção artística do organista Paulo Damasceno.

Luiz Fontanari
Regente e preparador vocal com graduação em Regência Coral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, tendo frequentado a classe do Maestro Vilson Gavaldão de Oliveira durante a formação. Estudou canto lírico com Luciane Bottona (RS), Gisa Volkmann (RS) e Inácio de Nonno (RJ). Desenvolve amplo trabalho de regência de coros, ministrando cursos e oficinas de regência para coros adultos e juvenis. É regente titular dos coros Santa Cecília da Catedral Metropolitana de Londrina, Rainha do Universo de Londrina e União de Rolândia.


Evgueni Ratchev
Formado na Academia Superior de Música de Sófia, veio a Londrina, em uma jornada que já havia deixado marcas em várias outras cidades do mundo. Finalista do Concurso Internacional de Violino Johann Sebastian Bach, na Alemanha, também foi sala e solista de uma das mais importantes orquestras de câmara da Bulgária, a “Studio Concertante”. Como maestro convidado e solista, atuou em várias orquestras sinfônicas no Brasil e foi regente convidado da Garland Symphony Orchestra, New Symphony Orchestra of Arlington e Las Colinas Symphony Orchestra, no Texas. Desde 1996, Ratchev é spalla da OSUEL e além de cuidar da direção musical da Orquestra de Câmara "Solistas de Londrina". Realiza anualmente máster classes de violino na University of Missouri-Columbia (EUA), onde também atua como solista e regente.

______________

DIA 11

Já no dia 11/12, os Solistas de Londrina retornam para a igreja onde realizaram uma de suas primeiras apresentações, há 25 anos atrás. A Orquestra faz um concerto especial na Capela do Divino Espírito Santo, no Distrito Espírito Santo. O concerto terá uma participação especial dos alunos da E.M. Luiz Marques Castelo participantes do projeto “Orquestrando o Futuro”, que tem oficinas de musicalização ministradas por integrantes da Orquestra.

Todos os eventos têm classificação livre e entrada gratuita.

Nos dias 15, 16 e 17, os Solistas de Londrina se tornam a Orquestra Itinerante da Unimed Londrina, fazendo um grande tour pela cidade e levando música e muita diversão junto ao Papai Noel.

Os concertos nas Igrejas integram a programação da 13ª Mostra de Música de Câmara, que tem patrocínio do PROMIC.
, que tem como tema "Diálogos: Música e Educação", começa em dezembro com uma série de eventos para a população londrinense.

Também em dezembro, a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, sob direção de Evgueni Ratchev, inicia as celebrações de seus 25 anos de atividades com concertos especiais. Além do início da 13ª Mostra de Música de Câmara, que começa com os tradicionais concertos nas igrejas, os Solistas também estarão presentes em concertos especiais de Natal. Confira a programação completa:

25 anos da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina
Criada em 1998, a Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” tem direção musical do violinista e maestro Evgueni Ratchev. Em mais de duas décadas foram inúmeras apresentações em festivais nacionais e internacionais, concertos memoráveis ao lado de artistas consagrados.

É considerada como um dos grupos camerísticos mais conceituados do país. Em seu repertório amplo e original, constam grandes obras de compositores brasileiros e internacionais.

Desenvolve um projeto inédito no Brasil de registro fonográfico de obras de compositores brasileiros, denominado Retratos Brasileiros. O CD Retratos Brasileiros – obras para Cordas de Edino Krieger, foi selecionado entre os três finalistas da 24ª Edição do Prêmio de Música Brasileira. Durante a sua trajetória recebeu importantes Prêmios da Funarte, além de conquistar o Prêmio Tim de Música Brasileira, em 2003, com o CD "Imagens Brasileiras”.

Desde 2011 realiza a Mostra de Música de Câmara, com concertos em igrejas e teatros, concertos didáticos e insere a cidade de Londrina em roteiro nacional, evidenciando para o Brasil e para o mundo a música feita com excelência em nossa cidade.

Desde o início de 2023, os integrantes da Orquestra realizam o projeto “Orquestrando o Futuro”, de oficinas de musicalização, onde, até o momento, atendem mais de 640 crianças das escolas públicas municipais de Londrina, com aulas e vivências musicais coletivas através de instrumentos de cordas.

13ª Mostra de Música de Câmara
13ª Mostra de Música de Câmara "Diálogos: Música e Educação" tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) e da Unimed Londrina.

COMPARTILHAR:

NOTÍCIAS / MOSTRA DE MÚSICA DE CÂMARA