carregando...

NOTÍCIAS / LONDRINA MATSURI

Londrina Matsuri 2019 chega ao fim com balanço positivo

10 SETEMBRO 2019 | Texto: EMILIA MIYAZAKI | Foto: DIVULGAÇÃO

Londrina Matsuri 2019 chega ao fim com balanço positivo

A 17ª edição do Londrina Matsuri – Festa da Primavera - contou com três dias de evento, de 6 a 8 de setembro, no Parque de Exposições Ney Braga atingindo um público de 25 mil pessoas, resultado da diversidade de atrações que a tradicional festa japonesa ofereceu.

Organizado pelo Grupo Sansey, entidade sem fins lucrativos, que através dos jovens preserva os hábitos e costumes japoneses, a edição de 2019 correspondeu à expectativa dos promotores com movimento nos 172 espaços comerciais, gastronômicos e culturais, com mais de 1500 pessoas envolvidas, em sua maioria voluntários.

“Acredito que os comerciantes dos estandes tenham ficado satisfeitos com as vendas, pelo bom público presente. Este ano, o Matsuri se consolidou como uma exposição oriental envolvendo também a cultura chinesa e coreana”, disse Luiz Shiroma integrante da comissão organizadora.

A abertura oficial foi em solenidade no sábado, 7, com a presença do vice- cônsul do Japão, Nahonari Nishihara; do secretário municipal de cultura, Caio Cesaro representando o prefeito Marcelo Belinati; do presidente da Câmara Municipal Ailton Nantes e  do vice Eduardo Tominaga; do padre Lino Stahl, representando a paróquia nipo-brasileira Imaculada Conceição; do representante da Aliança Cultural Brasil Japão do Paraná, Eduardo Suzuki; da coordenadora do Grupo Sansey, Caroline Anami; do representante da Sociedade Rural do Paraná, Moacir Sgarioni e de representantes de entidades e instituições japonesas da região e de outros estados. O prefeito Marcelo Belinati visitou o Londrina Matsuri, no domingo (8).

A presidente do Grupo Sansey, Mity Shiroma em seu discurso de boas vindas disse que o Londrina Matsuri integra as culturas, une gerações e oferece a comunidade nipo-brasileira a experiência de se vivenciar um pouco da cultura dos pais, avós e imigrantes. “Fiquei surpreso com o tamanho e a diversidade de atrações e conteúdo deste evento”, comentou o vice-consul, Nahonari Nishihara.

A grande presença dos jovens apreciadores da cultura pop oriental se consolidou nesta edição com espaços para K-pop, animê, karaokê, entre outros. A tradição também esteve presente, com Bon Odori, Matsuri Dance, taikos, oficinas, palestras. Destaque para o Nikkei Deai evento que abriu discussões sobre a identidade e os pilares nikkei com palestras, troca de informações e orientações.

A 17ª edição do Londrina Matsuri contou também com exposições de flores, de morango e pitaya, Espaço Pet, 5ª Feira de Tecnologia. além de atividades de apoio a entidades beneficentes e propiciou o envolvimento de escolas e da terceira idade. No mais, o evento foi uma fartura gastronômica da tradicional culinária oriental e de novidades. Este ano, o grupo Sansey disponibilizou um aplicativo gratuito para Android com informações sobre a programação, a gastronômico, oficinas, enfim tudo sobre o evento, que foi um sucesso.

Mostra e Concurso

O 10º Concurso Melhores Práticas voltadas ao meio ambiente foi divulgado no final do domingo (8) e os projetos contaram com a participação de estudantes de escolas públicas de Londrina. O 1º lugar foi para o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Laura Virgínia de Carvalho Ribeiro; o 2º lugar foi para a Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro e em 3º lugar se classificou a Escola Municipal Sônia Parreira Debei. As escolas participaram também da 12ª Monstra Meio Ambiente durante o Londrina Matsuri.

Bons resultados

Jordão Telles, da Duga Sabores fala que já participou de várias feiras e eventos, porém esse ano “percebi o crescimento de vendas em um público mais jovem. A Duga é uma marca muito tradicional, então muita gente vem com o objetivo de levar a nossa geleia; por causa disso, em toda feira a gente tem um resultado legal, já vendemos por volta de 1000 potes de geleia, o estoque de 10 tipos acabou”.

Pela primeira vez no Matsuri Londrina, Alace Akio, do restaurante Akio & Shizue disse que tem certeza que participará de outras edições, porque o resultado foi bom e esteve dentro do que planejou. “Acredito que nossas vendas vão aumentar ainda mais nos próximos anos”, complementa. Outro expositor, Marcelo Umakoshi, da Pian Artesanatos conta: “participo do evento há mais de sete anos e principalmente esse ano, percebi que o publico está bem maior que em anos anteriores. Já é tradição nossa presença, então com certeza, no próximo ano estaremos aqui novamente”. 

O Londrina Matsuri é uma realização do Grupo Sansey. Patrocínio: Copel, Boulevard Londrina Shopping, Disfranco, Drogamais, Viação Garcia, Midiograf, Plaenge, Sanepar, Unimed Londrina, Vanguard, Ponto Rural, St. James e Originalli Seguros. Apoio: Sociedade Rural do Paraná, Prefeitura de Londrina, Governo do Estado do Paraná, SESC/Fecomercio. 

COMPARTILHAR:

NOTÍCIAS / LONDRINA MATSURI