NOTÍCIAS / EXPO JAPÃO
Expo Japão termina com recorde de público
03 JUNHO 2024 | Texto: EMILIA MIYAZAKI | Foto: PEDRO MATSUO
Em cinco dias de feira, a Expo Japão atingiu público de 39 mil pessoas;
evento celebrou os 116 anos da imigração japonesa e os 90 anos da cidade de Londrina
Uma festa grandiosa que reúne em um mesmo local, os aficionados pela cultura pop com os cosplays e K-pop e admiradores da arte oriental repleta de contemplação, ensinamento e disciplina. A edição 2024 da Expo Japão, evento que se consolida a cada ano no calendário da cidade de Londrina trouxe um panorama completo do que a Terra do Sol Nascente oferece em cultura, entretenimento, respeito aos antepassados, além de diversão e muita gastronomia.
Com o tema “Tradição, Memória e Cultura”, a feira foi realizada de 29 de maio a 02 de junho, marcada por dias de muito sol e temperatura agradável. E o público respondeu com forte presença. “Neste ano, tivemos um público de 39 mil visitantes, um recorde histórico de todas as edições”, celebrou o coordenador do evento, Luciano Matsumoto.
Além do feriado de Corpus Christi ter ocorrido no final do mês, a organização tinha preocupações relacionadas ao clima. “Tivemos muita chuva na semana anterior ao evento, mas o tempo abriu trazendo uma resposta forte do público, fato que superou todas as nossas expectativas.”
O investimento em estrutura trouxe conforto aos visitantes que pôde circular melhor pelo pavilhão comercial e visitar os stands que vieram com muita opção de produtos e serviços. “Também contamos com dez opções de restaurantes com um cardápio bastante variado e saboroso. A Praça Gastronômica é um grande atrativo da Expo.”
Faz parte da programação do evento, a 61ª Exposição Agrícola, uma das mostras mais antigas de Londrina com produtos das pequenas propriedades da região. Também focando o pequeno produtor, foi realizado o 11º Agroinovatec, evento técnico recheado de informação e inovação para o homem do campo, com destaque para a palestra do boliviano Alfredo Moya, que trouxe informações relevantes sobre sua pesquisa de produção de café e cítricos sem adubação química.
Reverenciar o passado
A primeira entidade nipo-brasileira da cidade, a Associação Japonesa de Londrina, foi fundada em 1933 pelo pioneiro Hikoma Udihara e, em 1955, da junção desta com a associação de moços, marcaria o surgimento da ACEL. “O sonho do desenvolvimento da região, o espírito coletivo moldou os nossos valores, e esta é a relevância da ACEL”, ressalta a presidente da entidade, Luzia Yamashita Deliberador.
A edição deste ano celebrou os 116 anos da imigração japonesa no Brasil e os 90 anos da cidade de Londrina. “Foram dias de convivência intensa, de envolvimento e doação dos mais de 300 voluntários, e a união de todos fez esta festa ficar ainda mais bonita.”
Na noite de encerramento, a organização também homenageou o presidente honorário do conselho deliberativo da ACEL, o Sr. Yasuo Hirama, imigrante que chegou ao Brasil em 1957, e iniciou sua história junto à ACEL em1965 e que prossegue até os dias atuais. “Ele é uma liderança de extrema relevância, uma inspiração para todos nós. Seu lema é “A constância é a nossa força””, contou a presidente da ACEL.
Excelente
Neste ano, a Expo Japão contou com 64 stands comerciais e o bom movimento nos cinco dias de feira, trouxe resultados positivos para os expositores. A proprietária dO Armazém Café, Cristina Maulaz festejou a grande circulação de público. “Estou muito feliz. O evento trouxe pessoas de muitos lugares, tivemos um movimento muito grande, o balanço é muito positivo”.
Diretamente de São Paulo e pela primeira vez em Londrina, a empresária Viviane Alves, da Joker Wear trouxe diversas opções de camisetas e elogiou o cuidado da organização com os expositores. “É um evento muito diferente. Os visitantes e a organização são muito educados, respeitosos. Gostamos demais. A estrutura também estava muito boa.”
Com experiência de mais de vinte anos em eventos, o empresário Renato Lopes marcou presença novamente na Expo Japão, com espadas e produtos de colecionadores e um stand de Bubbles, bebida com bolhas que estouram na boca, e que fez muito sucesso na feira.
“Como viemos em outras edições, temos uma clientela local, que curte cultura pop e que nos visita sempre. A Expo Japão já faz parte do nosso roteiro, estamos sempre presentes.”
Assinatura: A Expo Japão é um Projeto viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Patrocínio: Semegrão, Bratac, Agro Hara, Sicoob Ouro Verde, Unimed Londrina, Hachimitsu, Sementes Mauá, Ponto Rural, Clínica Cinagawa, Fundação Kunito Miyazaka, Yticon, Cooperativa Integrada, Café Itamaraty, Estacenter, Sunap, Farmácia Nissei, Almeida Mercados, Hoftalon, Casa Médica, HMB Lovat, Conplan, Carbamall Palhano, Vereador Eduardo Tominaga, Grupo Midiograf, Otocentro, St. James International School, IDR Paraná, Tiro com Arco ALTA, Robotea, Loc.Med, Sanepar, Sakura, Clima Eventos. Apoio cultural: Prefeitura de Londrina, Aliança Cultural Brasil – Japão do Paraná, Consulado Geral do Japão em Curitiba, Folha de Londrina, RPC. Apoio: Copel. Com incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura/Profice – Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná. Promoção: ACEL – Associação Cultural e Esportiva de Londrina. Realização: Ministério da Cultura - Governo Federal/ Brasil União e Reconstrução.
NOTÍCIAS / EXPO JAPÃO
Expo Japão termina com recorde de público
01 JUNHO 2024O Japão que inspira 2024
31 MAIO 2024Programação variada marca a Expo Japão desta sexta
Exposição Fotográfica resgata história dos japoneses em Londrina
29 MAIO 2024Tradição, Memória e Cultura
28 MAIO 202411º Agroinovatec traz dicas de boas práticas para agricultores
Assessoria de Imprensa
Estratégias e ações para divulgar sua empresa, evento ou produto
Press release
Divulgação de textos jornalísticos para mídia espontânea
Revista e Jornal
Cuidamos da comunicação interna de sua empresa com publicações dirigidas
Marketing de conteúdo
Conteúdos para engajar o público-alvo e aumentar a rede de clientes
Mídias sociais
Sua empresa ou evento em evidência nas Redes Sociais
Media training
Capacitação e preparo para o contato com a imprensa
Gerenciamento de crise
Suporte para preservação da imagem de organizações junto a mídia
Inbound marketing
Conteúdos de qualidade para atração de Leads para a sua empresa
Livros
Biografias, trajetórias de vida, de famílias ou de empresas de forma literária