carregando...

NOTÍCIAS / EXPO JAPÃO

O Japão que inspira 2024

01 JUNHO 2024 | Texto: EMILIA MIYAZAKI | Foto: PEDRO MATSUO

O Japão que inspira 2024

Na última quinta-feira, 30, a Expo Japão 2024 recepcionou as escolas municipais que participaram do concurso de redação do projeto “O Japão que Inspira”, anunciando as dez redações vencedoras, com a premiação aos alunos.

O concurso faz parte da programação didática do projeto, com a proposta de levar a cultura japonesa e nipo-brasileira para dentro das escolas, com oficinas diversas, atividades lúdicas e práticas para o 5º ano do ensino fundamental – crianças com idades entre 10 e 11 anos. O tema deste ano é “A contribuição dos japoneses na construção de Londrina”, em comemoração aos 90 anos da cidade.

Idealizado pelo vereador Eduardo Tominaga, o projeto teve início em 2018 e celebra seu 6º ano, consecutivo. Ele é desenvolvido por meio de parcerias com profissionais voluntários e o apoio do setor privado para a premiação das crianças.

Desde sua criação, “O Japão que inspira” atendeu cerca de 7 mil crianças e proporcionou a produção de mais de 5 mil redações. “Neste ano, 28 escolas municipais estão participando, com cerca de 2 mil alunos. São elas: América Sabino Coimbra, Aracy Soares dos Santos, Anita Garibaldi, Artur Thomas, Claudio de Almeida e Silva, Helvio Esteves, Ignez Corso Andreazza, Juliano Stinghen, Melvin Jones, Pedro Vergara Correa, Roberto Pereira Panico, Vilma Rodrigues Romero, Corina Mantovan Okano, Carlos da Costa Branco, Eugênio Brugin, Sônia Parreira Debei, Dalva Fahl Boaventura, Tereza Canhadas Bertan, Moacyr Camargo Martins, Áurea Alvim Toffoli, Elias Kauam, Maestro Andrea Nuzzi, Jadir Dutra, Roberto Alves Lima Júnior, San Izidro, Joaquim Pereira Mendes, Maria Irene Theodoro e José Hosken de Novaes”, conta
Klissia Tiba, coordenadora do projeto.

Com perspectivas de crescimento, o futuro do projeto tem sido planejado para atividades o ano todo, ao invés de somente no primeiro semestre e já vislumbra ganhar novas regiões. “Estamos muito animados com os resultados e o engajamento das crianças e já enxergamos “O Japão que inspira” bem maior. Não há dúvidas do seu potencial e já pensamos em evoluir com outros formatos de concurso, novas parcerias com empresas e instituições privadas, governamentais em Londrina e em outras cidades”, diz Tominaga.
 

COMPARTILHAR:

NOTÍCIAS / EXPO JAPÃO