carregando...

NOTÍCIAS / FIML

O Melhor do Acordeon

23 OUTUBRO 2018 | Texto: MILTON ANTUNES | Foto: REI SANTOS

O Melhor do Acordeon

A primeira temporada do Projeto “Quartas Musicais: Londrina em Cena” chega ao fim nesta quarta-feira, 31 de outubro, com a apresentação solo do acordeonista londrinense Miguel Santos, que vai executar obras de compositores consagrados como Toninho Ferragutti e músicos nordestinos de muito sucesso como Camarão, Hermeto Pascoal, Dominguinhos, entre outros. O concerto “O Fole e suas Inspirações” vai começar às 19h, no Teatro Centro Cultural SESI AML, com entrada gratuita.

Antes de optar pelo acordeon, Miguel Santos experimentou vários instrumentos e diversas sonoridades, passando pelo piano, cravo, violão e bateria. Hoje, o Fole é seu companheiro diário. Suas influências musicais - como Dominguinhos, Samuca do Acordeom, Oscar dos Reis, Luciano Maia, Toninho Ferragutti, Elena Enrico, João Pedro Teixeira, Hermeto Pascoal, Mestrinho, entre outros - o levaram pelos caminhos do forró, blues, jazz, choro, música barroca e MPB.
“O show tem como foco inspirar outros músicos e alunos do instrumento a fazerem escolhas e se dedicarem ao seu objetivo”, conta Miguel Santos. “Devemos aprender a realizar escolhas. Nessa caminhada encontrei diversos acordeonistas que me inspiraram a depositar meu foco no acordeom e é isto que tenho feito. Divido meu tempo entre as aulas de matemática e a música. Fazer música é criar hábitos, desenvolver habilidades e compartilhar as conquistas com a plateia.”
Para esse concerto, Miguel Santos vai estar acompanhado de outros músicos, com quem mantém uma ótima sintonia. “Trata-se de uma apresentação solo, mas terei alguns convidados mais que especiais. Os músicos que tanto me inspiram e me impulsionam: minha esposa Luciana Schmidt, na flauta doce; nossa filha Giovana Schmidt, voz; e o nosso caçula Gabriel, na Flauta doce e percussão.
Quartas Musicais
O Projeto “Quartas Musicais: Londrina em Cena” é uma promoção da Associação de Amigos do Festival de Música em parceria com o Sistema Fiep, através do Centro Cultural Sesi/AML. Nesse primeiro ano, oportunizou uma série de apresentações com músicos de destaque, sempre na última quarta-feira do mês. “Eventos e parcerias como esta que terei a honra de participar são de extrema importância para Londrina e toda cidade. A população necessita de diversidade, necessita escutar outras músicas que não estão na mídia de massa. Precisa entender que a música não é só entretenimento, mas é conhecimento, é fonte de informação.”

“Este show não é apenas para mostrar algumas músicas, é para mostrar que o Festival de Música e o Sesi fazem a diferença na vida das pessoas, como fez com a minha carreira musical e como ser humano. Quando nos dedicamos à música de forma completa, não buscando mero sucesso, nos tornamos pessoas melhores”, finaliza o acordeonista Miguel Santos.

Agenda:
“Quartas Musicais: Londrina em Cena”
Concerto com Miguel Santos e convidados
“O Fole e suas Inspirações”
Quando: quarta-feira (31)
Onde: Teatro SESI/AML (em frente à Concha Acústica)
Horário: 19h
Ingressos: gratuitos – o público deverá retirar os ingressos no local com uma hora de antecedência
 
 

COMPARTILHAR:

NOTÍCIAS / FIML