carregando...

NOTÍCIAS / FIML

“Um surdo tocando surdo parece um absurdo?”

21 NOVEMBRO 2018 | Texto: EMILIA MIYAZAKI | Foto: FIML DIVULGAÇÃO

“Um surdo tocando surdo parece um absurdo?”

O 38º Festival Internacional de Música de Londrina (38º FIML) vai promover, dentro da programação da Série "... E o Festival Continua", o evento Som da Pele, com o músico Irton Silva, conhecido como Batman Griô, nascido e criado no berço cultural da cidade do Recife.

Batman Griô realizará dois workshops gratuitos em Londrina: no dia 21 de novembro (das 14h às 17h30) no CECA UEL (sala de eventos) para alunos, professores e interessados. Nos dia 22 e 23 de novembro as atividades serão com os alunos do ILES - Instituto Londrinense de Educação de Surdos (das 9h às 17h30). Nos dois eventos, o músico apresentará a funcionalidade e a técnica do método de MusiLibras. Esta é a segunda vez que Irton Silva realiza a atividade em Londrina.

O Método
O Som da Pele é uma experiência de inclusão e capacitação de pessoas surdas. A atividade é coordenada pelo músico Batman Griô, pesquisador, pedagogo, luthier e produtor cultural. Através da MusiLibras - alfabeto musical em forma de sinais visuais, metrônomo visual e instrumentos adaptados com sensores e Leds, a música é transmitida e ensinada aos deficientes auditivos.

Deste trabalho surgiu os “Batuqueiros do Silêncio”, grupo percussivo, composto por surdos, que já realizou centenas de apresentações pelo Brasil, como a cerimônia de encerramento das Paralimpíadas Rio 2016.

O 38º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida e direção pedagógica de Magali Kleber. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

Serviço:
Projeto Som da Pele – método MusiLibras. Prof Irton Silva
Workshop
21/nov. das 14h às 18h
CECA UEL (Sala de eventos)
Investimento: Gratuito

Curso
22 e 23/nov. das 9h às 17h30
ILES - Instituto Londrinense de Educação de Surdos (Rua Madre Tonina Ugoline, 35).
Investimento: Gratuito
 

COMPARTILHAR:

NOTÍCIAS / FIML