carregando...

NOTÍCIAS / COLÉGIO LONDRINENSE

Feccilon 2019

27 SETEMBRO 2019 | Texto: EMILIA MIYAZAKI | Foto: DIVULGAÇÃO

Feccilon 2019

A edição 2019 da Feira Cultural e Experimentos Científicos do Colégio Londrinense (Feccilon) será realizada no dia 28 de setembro, das 9h às 16h, no Ginásio Colégio Londrinense, e já está mobilizando alunos e professores da Educação Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio.

O tema geral dos projetos deste ano é “Linguagens que Constroem Relações”, e trabalha com o objetivo de levar os alunos a compreender o dia a dia por meio da ciência, experimentando e testando hipóteses; contribuir com a sociedade através da busca por soluções que resultem em descobertas e aplicações práticas a fim de minimizar problemas sociais, ambientais e econômicos; criar o hábito de questionar e investigar diferentes situações do cotidiano; e, finalmente, promover a divulgação científica.

Os alunos desenvolveram os trabalhos com a metodologia STEAM, que integra as áreas das Ciências, Exatas, Arte e Tecnologia para projetos aplicáveis no cotidiano. “A grande maioria dos projetos tem essa característica e, também porque nós já trabalhamos neste recorte. Trata-se de uma metodologia mais aplicada em sala de aula, para que o aluno compreenda melhor o conteúdo ensinado”, explica o professor Murillo Rodrigues.

Projetos de qualidade

A Feira revela-se como um ambiente propício para o desenvolvimento da curiosidade, da criatividade e da investigação científica, e as aulas de Iniciação Científica são como um start para este processo. Segundo o professor Murillo Rodrigues, a qualidade dos temas propostos neste ano surpreendeu a todos de forma positiva.

“Acreditamos que o engajamento na área metodológica fez com que houvesse esse crescimento, não somente na área das ciências, mas em cinco áreas do conhecimento. Ampliamos o leque de propostas. Se antes tínhamos que direcionar temas para que os alunos trabalhassem, agora temos percebido claramente uma mudança, ao verificar a questão do protagonismo dos alunos quando eles questionam ‘eu tenho a minha ideia e quero desenvolvê-la”.

O professor Murillo avalia que o mérito para a diversidade de propostas científicas apresentadas deve-se ao ambiente que o Colégio Londrinense e o Anglo Londrinense proporcionam. “Instigamos a todo momento a curiosidade e a criatividade dos alunos. Como consequência, temos projetos com muita qualidade propostos pelos estudantes”.

COMPARTILHAR:

NOTÍCIAS / COLÉGIO LONDRINENSE