carregando...

NOTÍCIAS / COLÉGIO LONDRINENSE

Pequenos escritores na quarentena

29 NOVEMBRO 2020 | Texto: EMILIA MIYAZAKI | Foto: DIVULGAÇÃO

Pequenos escritores na quarentena

Motivar e inspirar os alunos a interessarem-se pela leitura e escrita. Este foi o objetivo traçado pelo projeto Pequenos Escritores, desenvolvido pela equipe pedagógica do Fundamental I. 

“Seria uma forma de consolidar a alfabetização dos alunos do 2° ano, uma alternativa para orientá-los na percepção da importância da leitura e escrita no processo da alfabetização, além de ampliar o vocabulário e repertório, saindo da leitura silabada para a leitura ortográfica”, explica a professora regente do 2° ano do Fundamental I, Carolina Yanes Soares. Além dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, os alunos participaram de um encontro virtual com a escritora infantil Heliana Turquino para aprenderem mais sobre o gênero entrevista. 

“Durante as aulas individuais com cada criança, pudemos trabalhar na produção do livro digital. Através da plataforma Google slide com meu suporte e auxílio, as crianças foram dando vida às suas histórias editando a apresentação. Cada aluno pôde escolher o tema desejado para desenvolver seulivro”, revela a professora. 

Resultados 

Com tanta dedicação e engajamento dos alunos, os resultados foram surpreendentes. “Foram criados livros digitais de vários gêneros, como romance, aventura, ação e amizade. As Crianças aprimoraram sua escrita e leitura, desenvolveram autonomia e fortalecem sua autoestima se sentindo valorizados em fazer parte desse projeto.”

Para a professora Carolina Yanes Soares, o projeto favoreceu a consolidação da alfabetização. “A pandemia esse isolamento social afetaram muito o emocional das crianças. Através da criatividade e imaginação nossos alunos se sentiram mais seguros, mais leves e mais amados para enfrentar o distanciamento.” 

É possível conferir o resultado do trabalho neste link: https://mestra.me/pequenos_escritores
 

COMPARTILHAR:

NOTÍCIAS / COLÉGIO LONDRINENSE