carregando...

NOTÍCIAS / REDE VALE VERDE

Autoteste para HIV está disponível na Vale Verde

06 JANEIRO 2023 | Texto: MILTON ANTUNES | Foto: DIVULGAÇÃO

Autoteste para HIV está disponível na Vale Verde

A Rede de Farmácias Vale Verde de Londrina já está comercializando o autoteste para a detecção do HIV (vírus da imunodeficiência humana). É a primeira farmácia da região a comercializar o produto.

É um exame simples e que pode ser realizado pela própria pessoa, sem o acompanhamento de um profissional de saúde. Além de sigiloso, o autoteste é confiável, preciso e fácil de fazer.

O Teste de Diagnóstico Rápido In vitro para detecção qualitativa de anticorpos HIV-1 e HIV-2 é feito com uma amostra de sangue e o resultado sai rápido, em torno de 15 a 20 minutos. O teste fornece resultados preliminares. Um resultado negativo não descarta uma possível infecção por HIV e se o resultado for positivo deve-se procurar um laboratório ou um médico para realizar o teste para confirmação.

Confiança
O teste identificou corretamente 99,6% das amostras HIV negativas com intervalo de confiança de 99,2% a 99,9% (Especificidade) e 95,1% das amostras HIV positivas (Sensibilidade) com intervalo de confiança de 91,9% a 97,3%.

Precauções:
Algumas precauções devem ser tomadas antes da realização do autoteste para a detecção do HIV. Não faça o teste:
• Se possuir algum distúrbio hematológico;
• Se está em tratamento para HIV (ARVs);
• Se tem fobia de agulhas;
• Se algum componente do kit estiver avariado;
• Se os componentes foram utilizados previamente.

Outro alerta importante: durante a realização do teste, não consuma alimentos ou bebidas. Quanto mais cedo descobrir que se tem o vírus, maior a possibilidade de sucesso do tratamento.
 

COMPARTILHAR:

NOTÍCIAS / REDE VALE VERDE