carregando...

NOTÍCIAS / REDE VALE VERDE

Covid-19 ou Dengue?

01 MARÇO 2021 | Texto: MILTON ANTUNES | Foto: DIVULGAÇÃO

Covid-19 ou Dengue?

Algumas doenças virais - como a Covid 19, dengue, H1N1 e outros resfriados e gripes apresentam sintomas muito parecidos como febre, dor muscular, diarreia, dor de cabeça, dor atrás dos olhos - às vezes secreção e tosse -, e isso pode dificultar a triagem e acompanhamento correto da doença. “Os pacientes procuram auxílio achando que contraiu o novo coronavírus, mas depois de fazer os exames pode até estar dengue, influenza etc.”, explica Thiago Bordinhão, coordenador de treinamento da Vale Verde.

A Rede de Farmácias Vale Verde, com 29 lojas no Norte do Paraná, conta com profissionais treinados e qualificados para a realização de testes para a detecção da Covid 19, dengue, Influenza, entre outros, além de combos com mais de uma testagem para dengue.  É um importante serviço para a triagem mais precisa das doenças, visto que elas apresentam sinais clínicos semelhantes.

A farmácia normalmente é o primeiro local de acesso e ajuda para quem tem sintomas leves a moderados. “O farmacêutico segue indicadores de saúde, triagem, árvores decisórias e os protocolos para os encaminhamentos devidos, seja para UPAs ou prontos-socorros, além de fazer os comunicados respectivos para os setores de Vigilância Epidemiológica da cidade, no caso das doenças virais, ou para os órgãos respectivos em outros casos.”

Dengue

Londrina teve um mês de janeiro muito quente e chuvoso, com aumento do número de casos de dengue, já que a curva da doença sempre aumenta entre os meses de fevereiro a abril. A cidade é uma região epidêmica, sendo muito provável o aparecimento de mais casos neste período. Além disso, é preciso redobrar os cuidados com a limpeza de casas, água parada e terrenos baldios para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
 
“Devem ser combinados com as observações clínicas, o histórico do paciente e informações epidemiológicas. O que tem acontecido é que as pessoas chegam à farmácia e quando o profissional realiza a triagem, o paciente não se recorda sobre o início dos sintomas ou não tem paciência para relatar. Como os sintomas são semelhantes, a dica é que ele tenha cautela para relatar tudo que sentiu nos últimos dias. Quanto mais precisa for a descrição dos sintomas, melhor será a escolha e conduta para esta ou aquela testagem. Nossos profissionais estão preparados para compreender o fluxograma dos sintomas e indicar a testagem correta. Doenças virais são parecidas, mas não são iguais”, conclui Thiago Bordinhão.
 

COMPARTILHAR:

NOTÍCIAS / REDE VALE VERDE