carregando...

NOTÍCIAS / EVENTOS

Mulheres mostram liderança no comando de butecos de Londrina

29 ABRIL 2025 | Texto: MILTON ANTUNES | Foto: VINICIUS SOUSA

Mulheres mostram liderança no comando de butecos de Londrina

Presença feminina forte e competente se destaca na 25ª edição do Comida di Buteco
 
O Comida di Buteco, concurso gastronômico que surgiu há 25 anos com objetivo de resgatar os butecos familiares e a cozinha raiz, está agitando os bares de Londrina trazendo petiscos originais, bom atendimento e bebidas geladas. Neste ano, 19 bares da cidade estão participantes da competição, que prossegue até o dia 04 de maio, oferecendo tira-gostos pelo preço fixo de R$ 35,00.
 
Um fato que chama a atenção é que dos 19 participantes do Comida di Buteco, pelo menos metade deles está sob o comando de mulheres, revelando o empreendedorismo e a liderança feminina. Quando não estão à frente do negócio, elas seguem ao lado do marido, junto com a família, atuando nos bastidores, no balcão ou na cozinha.
 
Levantamento do concurso de 2024 mostra que 55% do público que frequenta bares é feminino e 42% dos bares do Brasil são comandados por mulheres. É o caso da empresária londrinense Paola Bonine, cabeleireira com uma trajetória de 12 anos que viu a clientela do salão de beleza sumir drasticamente durante a pandemia.
 
“Eu já vendia bebida para as clientes do salão e com a queda no movimento peguei o dinheiro que tinha, comprei carne de porco, um tacho usado e comecei a fazer torresmo na porta do estabelecimento. O cheiro começou a chegar na vizinhança e começamos assim.”
 
Graças ao Comida di Buteco, ela conseguiu acesso aos fornecedores, que a auxiliaram cedendo mesas, cadeiras, geladeira e utensílios para o bar. “Foi assim que nasceu há dois anos a Torresmeria.” O salão de beleza fechou as portas, mas o buteco segue firme, oferecendo marmitex no almoço e petiscos e bebidas à noite.
 
Magnólia
O sonho de possuir um boteco sempre orbitou o imaginário de Alexandra Alves, proprietária do Bar Magnólia. Ela começou fazendo marmitex em casa junto com a sócia Daniele Barbosa Braga, até surgir a oportunidade para elas adquirirem o próprio bar.
 
“Fomos ver o preço e não tínhamos o valor. Mas dois meses depois, o dono me procurou oferecendo para assumir a divida do bar. Foi uma questão de resiliência, paciência e muita luta. Pagamos todas as dívidas, limpamos o nome, formamos nova clientela fomos criando aquele buteco das antigas: com comida boa, cerveja gelada, público plural e acolhedor para todas as pessoas.”
 
Em 2025, o bar Magnólia completa 15 anos. Lá, tudo é feito com muito carinho, desde o atendimento, o preparo dos petiscos e o cuidado com as bebidas. Conta com um público fiel, apaixonado pelo boteco raiz.
 
“O bar é nossa vida. Independente de ser homem ou mulher é preciso conseguir o respeito das pessoas. É mais complicado para as mulheres, mas o caminho é o do respeito. Sentimos o carinho dos clientes, as pessoas vão ao bar porque se sentem em casa.”
 
Mãe e avó na cozinha
A liderança feminina também está presente no Bar Zé Benedito. O proprietário é o empresário Bruno Jamus, mas na cozinha quem manda são as mulheres: a mãe Rosemeire Jamus e a avó dona Alaíde Polverini. “Meu filho cuida de toda a parte administrativa, financeira, etc., mas a cozinha fica sob minha responsabilidade”, enfatiza Rosemeire.
 
A tradição de lidar com comida e clientes vem de longe. Aos 69 anos, Rosemeire conta que o pai sempre teve bar na cidade de Cambé e recorda da mãe, Dona Alaíde, criando as receitas. “Desde que o meu filho abriu o Zé Benedito, há três anos, estamos com ele, sempre pensando no cardápio.”
 
A dinâmica do trabalho, com jornadas e horários diversos, é vista com satisfação e bom humor. “Como meus horários mudaram, costumo brincar que agora sou mulher da noite. Meus vizinhos já se acostumaram a me ver chegando mais tarde, principalmente nesses dias que estamos participando do Comida di Buteco.”
 
História
O Comida di Buteco nasceu há 25 anos, em Belo Horizonte (MG), na extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar butecos familiares e a cozinha raiz. Nesta 25ª edição da competição, participam cerca de 1.200 bares de todo o país. A cada ano, 20% da base de butecos participantes são renovados, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada.
 
Em 2016, o Comida di Buteco chegou a todas as regiões do país e passou a ser realizado em duas etapas: depois de eleitos os vencedores de cada circuito na etapa local, um novo corpo de jurados visita e avalia os campeões em junho, para que seja eleito então, o Melhor Buteco do Brasil. O Campeão Nacional será revelado no mês de julho em São Paulo (SP).
 
Rota gastronômica pela cidade
Do centro aos bairros de Londrina, o Comida di Buteco oferece um delicioso roteiro gastronômico. Até o dia 04 de maio é possível visitar os bares participantes, experimentar os deliciosos petiscos e votar no seu favorito. Afinal, você também é jurado nesta festa de sabores que celebra a cultura do buteco brasileiro. Confira os horários de funcionamento
 
Patrocinadores 2025
O Comida di Buteco conta com os patrocínios e apoiadores:
Cerveja oficial: Eisenbahn?
Apresentador: McCain
Patrocínio: Santander/Getnet, Copa Energia, FYS, Sebrae
Promoção: RPC TV
Apoiadores: Chandon, Germer, Rádio Mundo Livre, Codel, Prefeitura de Londrina, Fecomércio Sesc, Aracalce, Apostou, Viaje Paraná, Abrasel, Piraquê, NEOOH
 
Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA
Facebook: /comidadibuteco 
Instagram: _comidadibuteco 
Twitter: @_comidadibuteco 
Sitecomidadibuteco.com.br
 

COMPARTILHAR:

NOTÍCIAS / EVENTOS