carregando...

NOTÍCIAS / EVENTOS

Núcleo Ás de Paus celebra 15 anos dedicados ao teatro

04 OUTUBRO 2023 | Texto: EMILIA MIYAZAKI | Foto: VALÉRIA FÉLIX

Núcleo Ás de Paus celebra 15 anos dedicados ao teatro

Abertura de exposição com elementos cênicos e apresentação de espetáculo marcam as comemorações

O Núcleo Ás de Paus, companhia londrinense que conquistou prêmios e ganhou destaque nacional ao desenvolver o teatro a partir de pesquisas com pernas-de-pau e outros elementos de prolongamento do corpo, está completando 15 anos de trajetória. Para festejar a data, o grupo montou uma exposição com objetos cenográficos, trechos de canções e fragmentos de textos.

A proposta é que o público veja a exposição de uma forma sensorial e poética, através de um passeio pelos elementos que fizeram parte dos cinco espetáculos criados de forma coletiva pelo grupo: “A Pereira da Tia Miséria”, “Singra”, “Donantônia”, “Encontro de Gigantes” e “Fagulha”.

A exposição “Quanto vida cabe aqui?” será aberta na quinta-feira (24), às 18h30, no Museu Histórico de Londrina. Logo após será exibido um vídeo sobre o projeto “Casa Ás de Paus”, seguido da apresentação do espetáculo “Fagulha”, a nova montagem da companhia. A programação é toda gratuita, mas para o dia 24 é necessário retirar convites pela plataforma Sympla.

15 anos de estrada
Criado em 2008, em Londrina (PR), o Núcleo Ás de Paus ganhou evidência ao longo desses 15 anos tendo circulado por mais de 20 estados do país e realizado cerca de 500 apresentações, alcançando um público aproximado de 180 mil pessoas.

Durante sua história, alcançou diversos prêmios: Troféu Gralha Azul 2018 – “Donantônia”: Melhor ator coadjuvante, para Rogério Francisco Costa; Troféu Gralha Azul 2011 – “A Pereira da Tia Miséria”: Melhor espetáculo, melhor figurino, para Alex Lima e melhor ator, para Guilherme Kirchheim; VI Festival Nacional de Teatro de Limeira - Melhor espetáculo de rua; melhor direção; melhor ator e melhor figurino; Prêmio Trem das Onze – Teatro: Rádio UEL FM, de Londrina.

“Existe uma beleza potente e uma potência cheia de beleza no trabalho que construímos de forma coletiva e essa é uma das constatações ao longo destes 15 anos” relatam os integrantes do grupo, Camila Feoli, Thunay Tartari e Rogério Costa. “As dificuldades são muitas, mas as alegrias são inúmeras. Nossa história foi se construindo nas ruas, praças e parques desse país, numa relação bem próxima do público. Foram muitas as trocas que nos marcaram e foram essenciais em nossa trajetória. Criar e construir trabalhos de forma colaborativa é um dos pontos centrais da nossa pesquisa.”

Ibirá das Artes
Em 2022, a companhia fundou a Ibirá das Artes, um espaço cultural que funciona como sede do grupo e também como escola de teatro, onde são oferecidos cursos de teatro para todas as idades.
“O fato de sermos contemplados em um projeto de manutenção através do Profice (Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná) nos permitiu iniciar uma nova etapa de nossa história: conseguimos fundar a escola de teatro e estabelecer nossa sede, o que é fundamental para a estruturação do nosso trabalho. Além disso, poder circular com os espetáculos por diversos espaços públicos e instituições de ensino, como contrapartida do projeto, foi uma experiência enriquecedora. Ao todo foram 36 apresentações, com um público total de quase 11 mil pessoas”, concluem os atores.

O projeto Casa Ás de Paus conta com o patrocínio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. Apoio institucional da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Movimento de Artistas de Rua de Londrina e Centro Cultural SETA. Apoio cultural da Rádio UEL FM.


Agenda:
Abertura da Exposição: “Quanta vida cabe aqui?” e apresentação do espetáculo “Fagulha”
Quando: quinta feira (24)
Horário: 18h30
Onde: Museu Histórico de Londrina
Quanto: gratuito
Retirada de ingressos pela Sympla (somente dia 24)

Horário de visita da Exposição:
Sexta feira (25): 9h às 17h30
Sábado (26): 9h às 17h
Domingo (27): 13h30 às 17h
Quanto: gratuito
 

COMPARTILHAR:

NOTÍCIAS / EVENTOS