carregando...

NOTÍCIAS / EVENTOS

Carol Vaccari é homenageada como Técnica do Ano no Troféu Gralha Azul

03 DEZEMBRO 2025 | Texto: EMILIA MIYAZAKI | Foto: DIVULGAÇÃO

Carol Vaccari é homenageada como Técnica do Ano no Troféu Gralha Azul

Profissional de iluminação cênica recebeu prêmio especial por trajetória na 41ª edição da maior premiação teatral do Paraná
 
A técnica de iluminação Carol Vaccari foi uma das homenageadas especiais da 41ª edição do Troféu Gralha Azul, realizada no dia 1º de dezembro em Curitiba. Além das premiações por categorias escolhidas pelo júri, o Teatro Guaíra, em conjunto com a Comissão de Avaliação e o Sated (PR), concedeu dois Prêmios Especiais destinados a reconhecer trajetórias de destaque. Vaccari recebeu o prêmio de Técnica do Ano, uma distinção que valoriza não apenas um trabalho específico, mas toda a sua contribuição para o teatro paranaense.
 
"Receber este reconhecimento como técnica do ano, e não por um espetáculo, mas sim pela trajetória, é uma coisa muito bonita e um reconhecimento muito grande do meu trabalho", declarou. A profissional destacou ainda a importância de sua atuação junto a diversos grupos teatrais e da circulação constante pelo estado.
 
O prêmio veio em um momento especialmente significativo para a técnica. Em um ano marcado por intensa atividade profissional e muitas circulações por diferentes cidades, a classe artística paranaense também viveu o luto pela perda de Altair Fabiano, o Borracha, renomado iluminador que foi mentor de Carol Vaccari, e que faleceu em junho desse ano.
 
"Foi ele quem me apresentou a área técnica, e me mostrou que era uma possibilidade para ingressar nesse mercado de trabalho", revelou Carol. "Eu dedico esse prêmio a ele por ter me ensinado tudo. Infelizmente ele já não está mais aqui entre nós, mas se eu estou recebendo essa homenagem, automaticamente essa homenagem também vai para ele."
 
Carol Vaccari é de Araraquara (SP) e mora em Londrina desde 2016. Formada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina, atua principalmente como técnica de iluminação de espetáculos e produtora cultural. Participou como membro das equipes de produção e técnica de festivais como FILO, Festival Internacional de Dança de Londrina, Festival Internacional de Música de Londrina, Festival de Curitiba – FRINGE, Espetacular – Mostra de Teatro para as infâncias de Curitiba e Só em Cena - Mostra de Artes Cênicas – Maringá.
 
Atualmente é responsável técnica de diversos festivais grupos de Londrina, a quem fez questão de agradecer pela confiança em seu trabalho. "Eu preciso dedicar essa homenagem para todos os grupos, todos os festivais que confiam no meu trabalho e acreditam que eu posso fazer a diferença", afirmou.
 
A 41ª edição do Troféu Gralha Azul também premiou outros destaques da cena londrinense. O ator Adriano Gouvella, da companhia Os Palhaços de Rua da Cidade, conquistou dois prêmios com o espetáculo "Réquiem para um barbeiro": Melhor Ator e Dramaturgia.
 

COMPARTILHAR:

NOTÍCIAS / EVENTOS